Para Simões, Porto Sul reforça compromisso de Dilma e Wagner com o Sul da Bahia
O deputado federal Geraldo Simões fez pronunciamento no Congresso Nacional destacando que o governador Jaques Wagner deu uma entrevista coletiva anunciando o início da construção do Porto Sul. Agora, com a licença prévia fornecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais o Porto se tornará realidade.
A licença permite as obras do Porto no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, no Sul da Bahia, tendo validade de dois anos e apresentando as normas ambientais que devem ser seguidas pelo projeto. Os investimentos para o Porto serão expressivos, mais de 3,5 bilhões de reais, criando mais de 2.000 empregos durante a etapa de construção e 1.300 quando estiver em operação. Estes investimentos terão um impacto positivo no desenvolvimento da região Sul da Bahia e repercutirão na economia do Estado.
Aos investimentos do Porto se somarão os investimentos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, o Aeroporto de Ilhéus e as demais obras de infraestrutura programadas para a região, como a duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna e a barragem do Rio Colônia, entre outras.
Para Simões “no momento em que a presidenta Dilma se encontra na Europa, desempenhando um importante papel no cenário mundial, inclusive dando palestras sobre a política econômica brasileira e como ela tem evitado as consequências da crise mundial no Brasil, fica clara a posição nacional desenvolvida por nosso partido que optou pelo crescimento econômico, desenvolvimento político com inclusão social e combate às desigualdades regionais”.
“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, considero muito importante a afirmação acima, por mais elementar que possa parecer, pois a sociedade brasileira sempre se caracterizou - apesar do caráter amável de seu povo - por ranços, preconceitos e práticas excludentes. Esta realidade, que começou a ser mudada no papel, com a Constituição de 1988, só viria a se tornar uma prática efetiva de estado através da ascensão do PT ao Governo Federal, da alta sensibilidade do Presidente LULA e da persistência da Presidenta Dilma no combate à pobreza”, disse.
De acordo com o parlamentar, “a inclusão e justiça social, não só geraram mais de 30 milhões de empregos, como dinamizaram a economia brasileira, evitaram a crise e mantiveram e estimularam a atividade empresarial em todo o País”. Geraldo Simões concluiu seu pronunciamento manifestando que tem “ confiança que nossa região Sul da Bahia terá novo auge de desenvolvimento econômico decorrente da política de investimentos praticada pelo Governo Federal e pelo Governo da Bahia”.